"Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz". Isaías 9:6

sábado, 20 de agosto de 2011

VERDADES E MITOS NO CASAMENTO





VERDADES E MITOS NO CASAMENTO
Existem coisas no casamento que são verdadeiras. Outras são falsas. Vamos considerar algumas delas. Penso que vão ajudar na vida matrimonial. Creio que todos os casais precisam aprender sobre família, casamento e criação de filhos. Mas, para isso é preciso ser humilde, alguns não possuem humildade para aprender.

OS MITOS DO CASAMENTO
Eu quero que o meu casamento seja perfeito. Não existe casamento perfeito. Todos os casais têm virtudes e defeitos. O pecado estragou tudo (Rm 3.23). Com isso não quer dizer que não vamos lutar para aperfeiçoar o casamento.
Eu quero uma mulher sem defeito. A Mulher Maravilha existe só nos livros. Mulher perfeita era Eva antes do pecado entrar no mundo. Hoje não existe uma mulher perfeita. Todas precisam da graça de Deus para ser esposa.
Eu quero um homem perfeito. O Super Homem é só nos gibis. Homem perfeito foi Adão. Agora as mulheres casam com pecadores arrependidos. Perfeito só Jesus!
A alma gêmea não existe. Outro mito do casamento. Nós casamos porque somos atraídos pelas diferenças. Quando o cônjuge se tornar a alma gêmea, perderá a graça do casamento. Deus nos criou diferentes e assim devemos continuar.
Se o meu cônjuge me ama, ele não vai se importar com os meus defeitos. Isso é um grande engano. Se for doença, procura-se um médico. Quanto a caprichos, abandonam-se. O meu cônjuge não é obrigado a amar os meus defeitos.
Se o meu cônjuge me ama ele não vai querer que eu mude. Até Deus quer que mudemos. Sendo para melhor devemos mudar todos os dias. O amor não é tão cego como se diz! É claro que o cônjuge espera mudança de você.
Quando você casa ele ou ela não é quem você pensa que é. Este também é um grande engano. Talvez isso aconteça por que a pessoa não procurou conhecê-lo bem no namoro. Uns escondem a sua verdadeira identidade. Mas a verdade é que só Deus conhece o ser humano na sua plenitude.

AS VERDADES SOBRE O CASAMENTO
Não existe casamento perfeito. Ninguém pode se oferecer como modelo. Só Cristo e a sua Igreja (Ef 5.22-33). A perfeição não existe na terra. Perfeição apenas no céu. Mas, não é por isso que vamos nos descuidar.
A felicidade do casamento não é automática. Uns dizem que casamos para sermos felizes! Eles ficam esperando a felicidade chegar e ela nunca chega. São os casais que devem trabalhar e promover a felicidade no lar.
O maior problema do casamento não é o cônjuge, sou eu. Disso eu estou bem certo. Quando entendemos isso estamos progredindo. O nosso casamento vai melhorar. Quando eu me humilho Deus abençoa (Mt 7.3). A autocrítica ajuda.
O que mais destrói os casamentos não são os grandes problemas, mas os pequenos. Isso é uma verdade! Têm casais separando-se por causa da pasta de dente! É até engraçado. É uma vergonha, mas tem acontecido.
Outro grande segredo do casamento é ser a pessoa certa do que procurar a pessoa certa. É claro, pois a Bíblia diz que devemos ser uma bênção. Você é bênção ou maldição para o seu cônjuge? Não seria mais bíblico tu procurar acertar a sua vida, do que ficar tentando mudar o seu cônjuge?
Quando casamos cada um trás um pouco de bagagem. É como se diz: “Cada louco com os seus defeitos”. Trazemos coisas boas e outras ruins para o casamento. Às vezes são conceitos herdados do pai. Outras manias da mãe.
No casamento não somos inimigos, somos sócios. Não casamos para guerrear. Casamos para nos amar. O meu inimigo é o Diabo. Meu cônjuge não! Mas, infelizmente, muitos casais não pensam assim. Brigam e discutem por qualquer coisa.


João Fernandes de Lima, escritor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails