"Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz". Isaías 9:6

quarta-feira, 18 de maio de 2011

A TENTAÇÃO E OS SENTIDOS FÍSICOS 



Buscando destruir nossas almas, o Diabo tenta atrair nossos corpos. Alguns sentidos físicos foram envolvidos na trama do pecado no Éden, num processo gradual de corrupção.

1- Audição – Eva deu ouvidos à voz do Diabo, que usou até a palavra de Deus para induzi-la ao erro (2 Co 11.3). O Diabo nos atinge com muitas mensagens todos os dias. É a primeira de uma série de estratégias. Para mudar nossas ações, ele procura alterar nosso modo de pensar. É a forma que ele tem para nos atacar à distância, como os guerreiros antigos que lançavam flechas incendiárias sobre as muralhas das cidades (Ef.6.16). Se o fogo se espalhasse, os portões poderiam ser abertos.

2- Visão“Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos...” A árvore era boa? O julgamento pela aparência pode nos levar ao engano. “Não porei cousa má diante dos meus olhos” (Salmo 101.3). O mal é identificado pela palavra de Deus e não pela nossa opinião particular. O ser humano é muito influenciado pelo que vê. Muitos precisam ver para crer. Por isso são feitas imagens de ídolos. Precisamos viver por fé e não por vista (2Co 5.7; 2Co 4.18).

3- Tato – Eva disse: “Nem tocareis nele...”, todavia “tomou-lhe do fruto...”. O envolvimento da mulher aumentou ao tomar o fruto em suas mãos. “Não toqueis coisa imunda” (Is 52.11; Lv 5.2; 7.19-21.)

4- Paladar“Tomou-lhe do fruto e comeu”. Esta foi a consumação do pecado. Eva comeu a isca de Satanás, sem levar em conta o anzol oculto.

Conclusão: Eva repetiu este processo com Adão, levando-o ao pecado. Da mesma forma, muitos agem hoje como representantes do inimigo, levando adiante seus propósitos. Precisamos desenvolver nossos sentidos espirituais, afim de não vivermos dominados pelos sentidos físicos.


Anísio Renato de Andrade


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails